CHAT Online

Comunica Freelancer Freelancers Programadores & Desenvolvedores e Profissionais de Comunicação & Design!

Esqueci a senha

Chat Online

Contratante

    Profissionais Imagem Estrela

    Profissionais Imagem Estrela

    Detalhe do projeto

    CÓDIGO: 7074

    CONTRATANTE: Jose Carlos da Silva Junior

    TÍTULO: Depressão

    ÁREA DE ATUAÇÃO: Comunicação & Marketing

    DESCRIÇÃO:

    Observatório Literário - DEPRESSÃO

    A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens, atingindo a autoestima, também o sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo, combinando entre si e aparecendo com extrema frequência.
    A depressão pode aparecer em diversas idades desde adolescentes ate idoso, e por diversos motivos.
                               
    O Observatório Literário de hoje vai falar sobre uma doença que está matando muitas pessoas...     DEPRESSÃO. O que leva uma pessoa a cometer tal ato ? O que essa pessoa ouviu das outras pessoas para chegar nesse ponto ?


      ESTATÍSTICA
     
    A depressão afeta pessoas de todas as idades, causa angústia, afeta as tarefas do dia a dia e  no pior dos casos pode levar ao suicídio. Mas, ela pode  ser prevenida e tratada.
     
    Sonora: “O problema da depressão é que mesmo que ela não seja crônica ela é um fantasma que fica ali na moita, à espreita, pronta para atacar novamente.”
     
    Assim como Nauzila Campos, o número de pessoas que vivem com depressão está aumentando no mundo. O alerta é da Organização Mundial da Saúde, que elegeu a doença como tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, em 7 de março. 
     
    A estimativa é que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com depressão em todo o mundo.
     
    Segundo o relatório global sobre transtornos mentais, no  Brasil cerca de 5,8% da população sofrem de depressão, ou seja, mais de 11,5 milhões pessoas. O índice é o maior na América Latina.
     
    Alexandrina Meleiro, coordenadora da Comissão de Estudo e prevenção ao Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria fala sobre os sintomas.
     
    Sonora: “Há alterações nos neurotransmissores que vão levar a manifestações como perda a autoestima tristeza, desânimo, perda cognitiva. A pessoa fica mais lenta nas reações emocionais, no sono, no peso, que pode alterar para mais ou para menos. Uma infinidade de sintomas que vai compor o quadro depressivo.
     
    Alexandrina Meleiro diz que  antes de enfrentar o preconceito dos outros, a pessoa tem que lidar com o seu próprio preconceito.
     
    A psiquiatra ressalta  ainda que  é grande o estigma em relação a doença e alerta que projeção da OMS prevê que a depressão será uma década  a doença que mais vai afastar as pessoas do seu dia a dia.

    ALUNCIONADAMENTE FELIZ - JENNY LAWSON (livro)

    Jenny Lawson está longe de ser uma pessoa comum. Ela mesma se considera colecionadora de transtornos mentais, já que é uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada, distúrbio de automutilação brando, transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização, além de tricotilomania (que é a compulsão de arrancar os cabelos). Por essa perspectiva, sua vida pode parecer um fardo insustentável. Mas não é.
    Após receber a notícia da morte prematura de mais um amigo, Jenny decide não se deixar levar pela depressão e revidar com intensidade, lutando para ser alucinadamente feliz. Mesmo ciente de que às vezes pode acabar uma semana inteira sem energia para levantar da cama, ela resolve que criará para si o maior número possível de experiências hilárias e ridículas a fim de encontrar o caminho de volta à sanidade.
    É por meio das situações mais inusitadas que a autora consegue encarar seus transtornos de forma direta e franca, levando o leitor a refletir sobre como a sociedade lida com os distúrbios mentais e aqueles que sofrem deles, sem nunca perder o senso de humor. Jenny parte do princípio de que ninguém deveria ter vergonha de assumir uma crise de ansiedade, ninguém deveria menosprezar o sofrimento alheio por ele ser psicológico, e não físico. Ao contrário, é justamente por abraçar esse lado mais sombrio da vida que se torna possível experimentar, com igual intensidade, não só a dor, mas a alegria.

    A REDOMA DE VIDRO - SILVIA PLATH (livro)
    Dos subúrbios de Boston para uma prestigiosa universidade para moças. Do campus para um estágio em Nova York. O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica.
     
    Lançado semanas antes da morte da poeta, o livro é repleto de referências autobiográficas. A narrativa é inspirada nos acontecimentos do verão de 1952, quando Silvia Plath tentou o suicídio e foi internada em uma clínica psiquiátrica. A obra foi publicada na Inglaterra sob o pseudônimo Victoria Lucas, para preservar as pessoas que inspiraram seus personagens.
     
    Assim como a protagonista, a autora foi uma estudante com um histórico exemplar que sofreu uma grave depressão. Muitas questões de Esther retratam as preocupações de uma geração pré-revolução sexual, em que as mulheres ainda precisavam escolher se priorizavam a profissão ou a família, mas A redoma de vidro segue atual. Além da elegância da prosa de Plath, o livro extrai sua força da forma corajosa como trata a doença mental.
     
    Sutilmente, a autora apresenta ao leitor o ponto de vista de quem vivencia o colapso. Esther tem uma visão muito crítica, às vezes ácida, da sociedade e de si mesma, mas aos poucos a indiferença se instaura, distanciando a moça do mundo à sua volta. “Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia”.
     
    Ao lidar com sua depressão, Esther também realiza a transição de menina para uma jovem mulher. Mais que um relato sobre problemas mentais, A redoma de vidro é uma narrativa singular acerca das dores do amadurecimento.

    VERBA: R$ 200 - R$ 500

    TIPO DE PROFISSIONAL:Sem Preferência

    LOCALIDADE DO PROFISSIONAL: Sem Preferência

    PRAZO DE DESENVOLVIMENTO: Médio

    LOCAL DE DESENVOLVIMENTO: home office

    HABILIDADE/CONHECIMENTO: Vegas

    Voltar